segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

ODORICO FERREIRA DE SOUZA



Natural de Santa Cruz-RN, nascido no dia  27 de julho de 1908. Formou-se em agronomia na Escola Mineira de Agricultura e Veterinária, turma de 1929. Retornou para Rio Grande do Norte, e iniciou sua vida política na cidade onde nasceu. Ele tinha uma forte liderança política e falava muito bem.
    Foi  Membro do Partido Popular e liderou a campanha de Rafael Fernandes ao Governo do Estado. Em 1935 foi prefeito de Santa Cruz, e permaneceu no cargo até 1943. Em 1946 foi deputado pela primeira vez, cargo que ocupou por mais outro mandato, integrando a União Democrática (UDN).
 Odorico também foi diretor do Departamento de Agricultura, durante o período de Intervenção do General  Antonio Fernandes Dantas. Ele ainda ocupou as decretarias de Finanças na administração de Dinarte Mariz e de Agricultura, na administração do Monsenhor Walfredo Gurgel. Em meados da década de 50, Odorico foi para o Rio de Janeiro dirigir o Departamento de Cooperativismo do INCRA. Retornou para o Estado e abandonou a  vida política para se dedicar ao jornalismo e à poesia.
Ele era uma pessoa tranquila e apaixonada pela literatura, música e poesia. Odorico foi o primeiro chefe de redação do jornal Tribuna do Norte. Nas horas vagas gostava de escrever poesia. Seu filho Iberê Ferreira foi governador do Estado do Rio Grande do Norte. Odorico cumpriu a missão dele. Ele  gostava de escrever. Em um dos seus textos. Ele disse: NASCI FELIZ E SOU FELIZ.
Ele faleceu em Natal-RN, no dia 17 de março de 2002 (domingo), aos 93 anos de idade. Foi sepultado no Cemitério Morada da Paz. Polít6icos conterrâneos do ex-políticos vieram a Natal prestara última homenagem;
FONTE – JORNAL TRIBUNA DO NORTE, DO DIA 19 DE MARÇO DE 2002 (TERÇA-FEIRA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
AMO A MINHA TERRA POTIGUAR E ESPECIALMENTE A CIDADE DE MOSSORÓ